PROGRAMAS

PROGRAMA DE MOBILIDADE ELÉTRICA

A ANEEL definiu o tema da Mobilidade Elétrica como uma área prioritária de fomento em Pesquisa & Desenvolvimento e Eficiência Energética como primeiro Programa da RISE.

O tema de mobilidade elétrica é uma demanda recente do setor elétrico e possui interfaces com os setores de transporte, logística, petróleo, gás e biocombustíveis, motivando o lançamento da  Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”.

O Programa de Mobilidade Elétrica da Rede de Inovação do Setor Elétrico – RISE ME, tem o objetivo de incentivar e desenvolver projetos para difusão da Mobilidade Elétrica através da inserção de novos produtos, processos e metodologias no mercado de energia elétrica.

PROMOB-e – Estudo de Governança e Políticas Publicas para VE, buscou entender a trajetória de difusão e adoção desses veículos a partir de um comparativo dos sistemas de governança dos países que lideram a produção e/ou venda de VEs: Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França e Noruega. Trabalho elaborado pela equipe do LEVE/DPCT/IG/UNICAMP sob demanda da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O estudo da CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos de “Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica” teve por objetivo construir propostas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o direcionamento dos recursos do Programa de P&D, regulado pela Aneel, dentro daMacrotemática de Mobilidade Elétrica, identificou tendências de curto, médio e longo prazo.

Nestes termos, a iniciativa do RISE ME tem por objetivo acelerar a difusão sinalizada nessa macrotemática.

A RISE ME já conta com a cooperação de parceiros de vários setores.

Em agosto de 2018 foi realizado workshop de Design Thinking com a presença de vários setores interessados na mobilidade elétrica. Como resultado, foram inicialmente pensados 3 capítulos para desenvolvimento de projetos de inovação na RISE ME: Transporte de Carga Urbano, Transporte Coletivo e Transporte Privado. Os projetos a serem propostos podem atender mais de um capítulo não se limitando a eles.

Transporte de Carga

Segmentos de mercado Operadores logísticos; Empresas de logística intensa; Energy as a Service (EaaS); Centros de logística; Transportadoras urbanas; Postos de abastecimento.

Transporte Privado

Segmentos de mercado Taxistas; Locadores de veículos; Serviços de entrega; Condomínios; Centros comerciais;

Transporte Coletivo

Segmentos de mercado População usuária de transporte público; Empresas de transporte coletivo; Prefeituras; Transporte coletivo; Todos os parceiros chaves;