Sobre

A RISE – Rede de Inovação do Setor Elétrico, de forma aderente ao Planejamento Estratégico ANEEL 2018-2021, tem o objetivo de fomentar a criação e desenvolvimento de Redes de Inovação para Setor Elétrico.

A RISE, visa trabalhar de forma coordenada o desenvolvimento de projetos e programas para difusão de temas de interesse do Setor Elétrico, envolvendo múltiplos stakeholders em cooperação e de forma sustentável.

A ANEEL definiu o tema da Mobilidade Elétrica como uma área prioritária de fomento em Pesquisa &Desenvolvimento e Eficiência Energética como primeiro Programa da RISE.

O Programa de Mobilidade Elétrica da Rede de Inovação do Setor Elétrico – RISE ME, tem o objetivo de incentivar e desenvolver projetos para difusão da Mobilidade Elétrica. A RISE ME já conta com a cooperação de parceiros de vários setores.

A primeira reunião da RISE ME, organizada pela SPE/ANEEL no dia 04 de abril de 2018 em Brasília – DF, contou com cerca de 120 participantes, representantes dos agentes do setor elétrico, academia, centros de pesquisa e indústria, e teve como objetivo levantar requisitos para desenvolvimento de projetos de P&D que deveriam ser realizados em rede, com participação ativa da indústria, e voltados à inserção de produtos no mercado.

Com o objetivo central de apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação, que indicam que a metodologia de Rede de Inovação é mais eficiente para desenvolvimento de projetos de P&D, foi organizado pelo GESEL-UFRJ em junho de 2018, um workshop de fomento as Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE

Em agosto de 2018 foi realizado workshop de Design Thinking com a presença de vários setores interessados na mobilidade elétrica. Como resultado, foram definidos inicialmente 3 capítulos prioritários para desenvolvimento de projetos de inovação na RISE ME: Transporte de Carga, Transporte Coletivo e Transporte Privado.

Em novembro de 2018 foi lançada Consulta Pública nº 19/2018 para contribuições à Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”.

Em abril de 2019, foi publicado o edital da Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”.

Os membros da RISE, denominados por parceiros conjugarão esforços para promover cooperação de natureza tecnológica e científica, visando intercâmbio de informações, além de identificar e propor possíveis projetos e programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) e outros iniciativas de interesse no campo de suas especialidades.

Os possíveis projetos e atividades que decorram destas iniciativas serão definidos em instrumentos específicos a serem celebrados apenas entre as partes envolvidas em cada atividade fora do âmbito do portal da RISE.

Caso tenha intenção de colaborar entre as instituições participantes da Rede de Inovação do Setor Elétrico entre em CONTATO com a coordenação para formalizar sua adesão.

Clique aqui para acessar “Documento Orientativo da RISE”.